segunda-feira, 23 de agosto de 2010

“Relegados ao papel de babás”

Outra queixa de alguns professores é que muitos pais se esquivam da responsabilidade de educar seus filhos em casa. Para os professores, os pais devem ser os primeiros educadores das crianças. As boas maneiras devem começar em casa. Não é de admirar que Sandra Feldman, presidente da Federação Americana de Professores, tenha dito que “os professores . . . precisam ser tratados como os demais profissionais, não ser relegados ao papel de babás”.

Os pais muitas vezes não cooperam com a disciplina dada na escola. Leemarys, citada no artigo precedente, disse à Despertai!: “Se você manda uma criança malcomportada à diretoria, corre o risco de ser agredido pelos pais!” Busch, já citado, comentou o seguinte sobre alunos problemáticos: “A formação familiar é algo que está desaparecendo. Você não pode mais esperar que a maioria dos jovens tenha recebido educação em casa.” Estela, de Mendoza, Argentina, lamentou: “Nós, professores, temos medo dos alunos. Se lhes damos notas baixas, eles jogam pedras em nós ou nos agridem. Se temos carro, eles o danificam.”

É de admirar que em muitos países faltem professores? Vartan Gregorian, presidente da Corporação Carnegie de Nova York, avisou: “As escolas [nos Estados Unidos] precisarão de mais 2,5 milhões de professores na próxima década.” Grandes cidades estão “procurando professores da Índia, das Índias Ocidentais, da África do Sul e da Europa e de qualquer outro lugar onde haja bons professores”. Isso, naturalmente, significa que poderão faltar professores em tais lugares.

Nenhum comentário: