domingo, 22 de agosto de 2010

Armas na escola?

Nos Estados Unidos, recentes casos de alunos que atiraram em colegas ou em professores na escola salientaram que a violência relacionada com armas de fogo é um problema preocupante naquele país. Certo relatório diz: “Calcula-se que todo dia 135.000 armas sejam levadas às 87.125 escolas públicas do país. Para reduzir o número de armas nas escolas, as autoridades estão usando detectores de metal, câmeras de vídeo e cães com treinamento especial para farejar armas. Instituíram-se também a inspeção de armários de estudantes, o uso de cartões de identificação e a proibição de levar mochilas para a escola.” (Teaching in America) Tais medidas de segurança levantam a pergunta: Estamos falando de escolas ou de prisões? O relatório acrescenta que mais de 6.000 alunos foram expulsos por terem levado armas à escola!

Iris, professora de Nova York, disse à Despertai!: “Os alunos trazem armas escondidas. Os detectores de metal não impedem a entrada delas. O vandalismo é outro grande problema.”

É em meio a esse ambiente anárquico que muitos professores conscienciosos se esforçam para educar e transmitir valores. Não é de admirar que muitos sofram de depressão e estafa. Rolf Busch, presidente da Associação de Professores na Turíngia, Alemanha, disse: “Quase um terço do um milhão de professores na Alemanha adoecem em decorrência do estresse. Eles ficam estafados.”

Nenhum comentário: