domingo, 22 de agosto de 2010

Drogas e violência

Infelizmente, as drogas se tornaram um problema tão grande nas escolas que a educadora e escritora americana LouAnne Johnson escreveu: “A prevenção do uso de drogas faz parte do currículo de quase todas as escolas, começando no jardim-de-infância. [O grifo é nosso.] As crianças sabem muito mais sobre drogas . . . do que a maioria dos adultos.” E acrescenta: “Os alunos que se sentem desamparados, indesejados, solitários, entediados ou inseguros são os mais fortes candidatos a provar drogas.” — Two Parts Textbook, One Part Love.

Ken, professor da Austrália, perguntou: “Como o professor vai lidar com uma criança de nove anos que aprendeu a usar drogas com os pais e agora está viciada?” Michael, de 30 e poucos anos, dá aulas para o ensino médio na Alemanha. Ele escreve: “Sabemos muito bem que existe a venda e o consumo de drogas na escola, mas isso raramente é descoberto.” Ele também comenta a indisciplina e diz que ela “se manifesta numa mania de destruição generalizada”, acrescentado: “As mesas e as paredes estão sujas e os móveis estão danificados. Alguns dos meus alunos têm passagem na polícia por furto em lojas. Não admira que o furto na escola seja tão comum! ”

Amira leciona no Estado de Guanajuato, México. Ela admite: “A violência e o uso de drogas na família afetam diretamente as crianças. Elas vivem num ambiente onde aprendem palavrões e outros vícios. Outro grande problema é a pobreza. Embora o ensino aqui seja gratuito, os pais têm de comprar cadernos, canetas e outras coisas. Mas a alimentação sempre está em primeiro lugar.”

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