terça-feira, 24 de agosto de 2010

Enfrentam o colapso as escolas das grandes cidades?

Uma professora veterana do ginásio, da cidade de Nova Iorque, fala sobre os problemas escolares que devem interessar a todos.

A DIFICULDADE das nossas escolas, creio eu, é mais grave do que provavelmente imaginei. Vez após vez tenho visto diretores de escolas minimizarem ou até mesmo ocultarem deliberadamente os problemas. Por quê? Porque desejam dar a impressão de que fazem um bom trabalho — que têm tudo sob controle. Mas, alguns administradores mais honestos são francos.

Neil V. Sullivan, como Comissário de Educação do Estado de Massachusetts, EUA, disse: “Nossas escolas públicas não funcionam. . . . O próprio sistema está literalmente rebentando nas costuras.” E o ex-Superintendente das Escolas de Filadélfia, Mark Shedd, avisou: “A educação urbana em toda a parte está à beira do colapso.”

Estas conclusões talvez pareçam extremadas, mas posso garantir que são verdadeiras. Nos últimos quinze anos tenho ensinado em cerca de doze ginásios da cidade de Nova Iorque tanto como professora substituta como efetiva. E, realmente, a situação quase que é impossível de ser descrita. É preciso vê-la para se poder entendê-la plenamente.

Nenhum comentário: