terça-feira, 24 de agosto de 2010

Obstáculo ao Ensino

Tem havido extensivo colapso na disciplina na sala de aula. Não falo simplesmente de se jogar bolinhas de papel, pedaços de giz, outros objetos variados por trás das costas do professor. Há rebelião aberta contra a autoridade. As crianças em geral fazem o que querem, e os mestres amiúde sentem-se impotentes de manter a ordem. São chocantes a gritaria e a algazarra em algumas salas de aula.

Em uma turma que conheço, o professor, em desespero de causa, imaginou um artifício para obter atenção. Era um ginásio só para moças, onde as jovens costumavam sentar-se em grupinhos, cuidando das unhas, penteando umas os cabelos das outras, ou trocando fotos de namorados que traziam nas carteiras. O professor recorreu à escrita das palavras mais compridas que podia imaginar no quadro negro, e ofereceu-se a aprovar qualquer jovem que conseguisse mais tarde soletrá-las de modo correto. Isto se tornou a rotina diária das aulas.

Devido a que mais estudantes têm pouco ou nenhum interesse na matéria, ‘matar’ aulas é comum. Amiúde, um terço ou mais da turma está ilegalmente ausente. Muitos estudantes só comparecem um dia ou dois no semestre. São mantidos na escola, contudo, de modo que as subvenções, concedidas à base do número de estudantes matriculados, sejam recebidas pelas escolas.

Em resultado da diretriz comum de deixar passar os estudantes, sem considerar os resultados acadêmicos, muitos ‘veteranos’ dificilmente sabem ler ou escrever. Literalmente milhares de estudantes passam de ano em ano, chegando por fim a formar-se como analfabetos funcionais. Tentar ensinar a tais alunos e, ao mesmo tempo, ajudar os outros, é virtualmente impossível.

O ambiente físico constitui outro obstáculo ao ensino. Os prédios escolares amiúde se acham em condições terrivelmente abandonadas e dilapidadas, muito longe de propícios ao ensino ou a aprendizagem.

Todavia, estas são apenas parte das condições contribuintes para o quase colapso de muitas escolas das grandes cidades.

Nenhum comentário: