domingo, 22 de agosto de 2010

Por que estão fechando as escolas católicas?

CRISE é a palavra que mais freqüentemente aparece ao se descrever a condição das escolas católico-romanas nos Estados Unidos. As autoridades de dentro e de fora da Igreja estão convictas de que este sistema escolar se acha agora em graves dificuldades.

Sua preocupação é compreensível, pois o problema é imenso. A rêde de escolas da Igreja nos EUA é, sem comparação, o maior sistema escolar particular ligado à igreja em todo o mundo. Cêrca de quatro e meio milhões de estudantes estão inscritos em suas escolas primárias e secundárias.

Durante apenas os três anos que terminaram em 1970, um total de 877 (7 por cento) destas escolas católicas foram fechadas. E a situação não apresenta sinais de melhora. Notícias da imprensa, tais como as seguintes, são publicadas com regularidade:

“Arquidiocese de Detroit Fechará 56 Escolas.”

“Diocese em Colorado Fechará 12 Escolas.”

“Diocese de Búfalo Fechará 10 Escolas.”

Outros, além dos católicos, são atingidos por tais ações. Grandes números de estudantes extras — mais de 500.000 em dois anos recentes apenas, passaram para escolas públicas. Para cuidar disto, torna-se necessário mais impostos.

Assim, as autoridades educativas e cívicas não-católicas, bem como os contribuintes medianos, perguntam: Por que estão fechando as escolas católicas? Para ajudar a responder a esta pergunta, torna-se necessária alguma informação de fundo.

Nenhum comentário: