domingo, 22 de agosto de 2010

Causa Primária dos Fechamentos

Para a maioria dos observadores, há um problema imediato: dinheiro. Basicamente, cada escola tem sempre sido financiada pelos fundos paroquiais locais e pelas taxas escolares. Mas, agora, segundo a revista Time, “o sistema escolar católico-romano nos EUA se acha em sérias e até mesmo desesperadoras dificuldades financeiras”. — 28 de março de 1969.

As despesas sobem vertiginosamente. Todas as escolas, inclusive os sistemas públicos, vêem-se confrontadas por crescentes custos de novos prédios, equipamentos e de ajudas para o ensino. Os salários dos mestres aumentaram grandemente na última década. No entanto, as despesas crescentes atingiram as escolas católicas com ainda maior impacto. Como?

Eis aqui o âmago da questão:

“A freira que desaparece de cena é a causa central da crise financeira que o sistema escolar católico confronta hoje.”

“Os custos sobem em todos os sistemas escolares, mas os católicos também perdem o arcabouço de seu sistema — as dedicadas irmãs e os irmãos das ordens religiosas que trabalham quase em troco de nada.” — Advance-Star de Burlingame (Califórnia, EUA), 19 de dezembro de 1970.

As fileiras destes mestres religiosos que pouco recebem estão declinando continuamente. Juntando-se tudo, houve uma queda de 12 por cento no seu número entre 1967 e 1970! Muitos saíram para casar; alguns se voltaram para novos campos de empreendimentos. Ao mesmo tempo, menos pessoas se tornam freiras e sacerdotes que lecionam.

Em outros casos, os estados têm dificultado as exigências para que as freiras lecionem. Também, parece que as ordens religiosas, vendo as escolas paroquiais declinarem, têm designado maior número de seu pessoal a outras partes. Cada um destes passos significou menor número de mestres de baixos salários. Como é preenchida esta lacuna?

Com mestres leigos. Mas, precisam ser contratados com salários três ou mais vêzes superiores aos pagos a uma freira ou a um sacerdote. E simplesmente fornecer substituições não foi o bastante nos anos recentes, à medida que mais professôres se fizeram necessários.

Desde que os russos lançaram o Sputnik em 1957, trazendo incrementada ênfase à ciência nas escolas dos EUA, exigiram-se mais professôres de ciência. Estes necessitaram de custosos laboratórios. Métodos modernos de educação dividem turmas grandes em menores — mais turmas significam mais professôres. Considerando-se todos os fatores, em apenas dois anos o custo médio para se educar um aluno da escola primária católica subiu cêrca de um têrço. Os custos para a escola secundária subiram um quarto. Esta súbita carga esmagadora sobre as finanças escolares obrigou muitas delas a cerrar as portas.

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