quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Que Dizer dos Professores?

É compreensível que os pais e demais adultos preocupados façam esta pergunta. Felizmente, a maioria dos professores ainda são pessoas responsáveis e dedicadas. Por que não conversa com os professores da escola de seus filhos? Se eles tiverem tais problemas, deixe esses professores saberem que você não aprova a rebeldia e a interferência com os esforços sinceros que fazem de serem bem úteis. De qualquer modo, deixe-os saber quais são as normas para sua própria família e o que espera de seus filhos sob os cuidados deles. Dessa maneira eles podem ser incentivados a continuar a resistir às tensões emocionais e aos ataques físicos.

Os professores necessitam de seu incentivo. Pense na frustração deles ao observarem os desordeiros serem liberados simplesmente com reprimendas verbais ou alguns dias de suspensão. Certo professor que foi entrevistado disse: “Numa ocasião entrei no banheiro dos rapazes na escola e peguei três deles separando maconha em sacos plásticos. Levei-os ao gabinete e forneci as provas ao vice-diretor. . . . No dia seguinte perguntei o que se fizera com tais alunos. Ele disse que foram mandados para casa por três dias.”

Será que isso influencia a atitude dos alunos quanto ao que eles imaginam que podem fazer e ainda assim safar-se? Definitivamente que sim. Como certo delinqüente juvenil disse a um psicólogo sobre uma acusação de grave delito: “Grande coisa! Tudo que farão é levar-me ao tribunal e dar-me um sermão por alguns minutos.” Portanto, alguns jovens desprezam o inteiro sistema de autoridade e de justiça. Em conseqüência, o comportamento deles gera uma pressão sobre os colegas. Os alunos expulsos utilizam seu tempo livre para vadiar nos pátios da escola e para incitar outros ao mau procedimento. Eles tornam-se heróis!

Nenhum comentário: